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SAZONALIDADE NA HOTELARIA: COMO MANTER A OCUPAÇÃO DURANTE TODO O ANO?

15 de Abril de 2023
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A sazonalidade é um dos principais desafios enfrentados pela indústria hoteleira. Em algumas épocas do ano, é comum ver hotéis lotados e preços elevados, enquanto em outras a taxa de ocupação cai drasticamente, tornando-se difícil manter o negócio rentável.


Para enfrentar esse problema, é necessário adotar estratégias eficazes que permitam manter a ocupação durante todo o ano. Neste texto, vamos apresentar algumas das estratégias utilizadas pelos hotéis para lidar com a sazonalidade e garantir a saúde financeira do negócio.



Defina o período sazonal


Muitos hotéis não possuem uma definição clara do que é um período de baixa temporada, especialmente porque essa definição é influenciada também pelo tipo de cada hotel (seu segmento, sua localização, seu porte, entre outros fatores que podem impactá-lo). 


Por exemplo: Um hotel de negócios pode ter uma frequência de hóspedes mais constante ao longo do ano, enquanto um hotel fazenda ou resort pode ver claramente o quanto suas reservas são afetadas pelas férias escolares ou feriados de fim de ano.


É importante manter um histórico dessas tendências para ter previsibilidade da sazonalidade e elaborar estratégias para vender o ano todo.



Identifique quem é o público de cada temporada no seu hotel


Outra definição muito importante é sobre as características dos públicos que frequentam o hotel na baixa e na alta temporada. Quanto melhor você conhecer como é o hóspede da baixa, mais fácil será pensar em estratégias de comunicação e promoções mais atraentes.



Crie a sua própria demanda


Que tal explorar todas as oportunidades que existem na sua região? Existem tantas possibilidades, desde treinamentos empresariais até locação de espaços para profissionais como educadores físicos. Além disso, eventos tradicionais que ocorrem na região podem ser ótimas oportunidades para você. É só fazer uma pesquisa para identificar as melhores opções e aproveitar!


Uma dica: mesmo fora dos períodos de feriados prolongados ou férias, ainda é possível atrair clientes. Por exemplo, fazer uma promoção no aniversário do hotel ou da cidade, criar pacotes temáticos para o Halloween, festa junina ou primavera, estender comemorações como o mês das mães ou das crianças ou ainda incluir serviços adicionais aos pacotes de hospedagem. 


👉 LEIA TAMBÉM: “Como superar as expectativas dos seus hóspedes: 10 dicas para aplicar agora!



Construa parcerias


Assim como você, muitos outros negócios do setor turístico enfrentam o mesmo problema da sazonalidade. E sabe o que pode ajudar a superar essa situação? Trabalhar em parceria com agências de turismo, equipamentos e operadores da região. 


Juntos, é possível organizar atividades e até mesmo criar promoções especiais para atrair mais visitantes na baixa temporada. Com o tempo, essas ações podem criar um hábito de frequência nessas épocas, o que é ótimo para todos!



Aplique preços diferentes durante o ano


Uma estratégia inteligente para lidar com a sazonalidade é ajustar os preços das diárias conforme a demanda. Dessa forma, é possível manter as taxas de ocupação em níveis saudáveis durante o ano todo.


Nos períodos em que a demanda é maior, como em feriados ou eventos na região, é natural que os preços sejam mais altos. Por outro lado, em períodos de baixa ocupação, é importante que os valores sejam mais atrativos para incentivar a reserva. 


Vale lembrar que nem sempre somente o preço mais baixo é suficiente para atrair clientes, por isso é importante oferecer outros benefícios, como um programa especial ou a possibilidade de check-in e check-out flexíveis. 



👉 LEIA TAMBÉM: “O que é RM e como a flutuação tarifária vai tornar seu hotel mais rentável




Atrair e encantar o hóspede para seu hotel e oferta é um desafio constante, mas seguindo essas dicas você certamente verá resultados que mostrarão que você está no caminho certo para driblar a sazonalidade, conseguir mais reservas e vender o ano todo. 



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Com o HITS, você poderá gerenciar todas as áreas do seu hotel de forma integrada, otimizando processos e aumentando a produtividade da sua equipe. Além disso, o HITS também oferece recursos para aprimorar a experiência dos seus hóspedes, como a central de reservas, soluções para PDV (bares e restaurantes) e muito mais.


O HITS é seguro e pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de dispositivos móveis. E para tornar ainda mais fácil a decisão de adotar o HITS no seu hotel, oferecemos uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.


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