Software de gestão hoteleira | APP Sistemas
Software de gestão hoteleira | APP Sistemas
Início |Blog

O QUE É RM E COMO A FLUTUAÇÃO TARIFÁRIA VAI TORNAR SEU HOTEL MAIS RENTÁVEL

14 de Março de 2023
|
Integrações

Vender mais toda empresa deseja. Mas não basta querer. Para estimular as reservas em hotéis, são necessárias estratégias considerando o negócio, a oferta, o mercado, os concorrentes, entre vários outros fatores. A gestão comercial na hotelaria passa, inclusive, pela flutuação tarifária dos apartamentos, também conhecida como Revenue Management (RM), ou Gerenciamento de Receitas, e que ajuda a tornar as suas vendas mais rentáveis.


Na metodologia de RM, é feita a flutuação tarifária, ou seja, por meio da variação da precificação das estadias busca-se as condições que darão maior receita pro hotel. A prática de gerenciamento de receitas acontece de forma dinâmica em relação à oferta e demanda no mercado e considera uma série de critérios para chegar em determinada tarifa. Dessa maneira, consegue compreender e prever as necessidades dos hóspedes e obtém estratégias de preços mais eficientes, que vão oscilar de modo a trazer mais rentabilidade ao hotel, seja em alta, seja em baixa temporada.


Há profissionais que se dedicam exclusivamente à área de Revenue Management e a tecnologia pode ser a grande aliada em oferecer a automatização dessa estratégia, colocando seu hotel a frente de concorrentes, atraindo hóspedes e vendendo mais e melhor.



Como a tecnologia pode ajudar: abra as portas para os RMS


São muitas as informações que são consideradas na flutuação tarifária nos hotéis, como o mercado local, a ocupação média, taxa de no show, a sazonalidade, os concorrentes e outras análises que ajudam a prever a demanda dos clientes e otimizar os preços da estadia. No entanto, não basta que os preços sejam definidos uma única vez.


Para ser eficiente e trazer os resultados esperados, é preciso estar atento às mudanças do mercado e das condições que afetam o seu negócio, fazendo do gerenciamento de receitas uma prática dinâmica e constante. É aqui que os RMS (Revenue Management Systems), os Sistemas de Gerenciamento de Receitas, entram em cena.


Soluções de RMS trazem como recursos a recomendação das melhores tarifas para o seu hotel, dados de performance do negócio, dados dos preços dos concorrentes, previsão de receita, geração de relatórios sólidos, entre outras ferramentas que utilizam regras e algoritmos. Os RMS operam 24h por dia, entregando eficiência e dinamismo na flutuação tarifária de cada tipo de apartamento do seu hotel. Assim, aumentam a agilidade nas estratégias de definição de preços e potencializam a produtividade do seu time e a rentabilidade do seu hotel.



Diferenças entre PMS e RMS e o potencial da integração das soluções


Ambas as soluções PMS e RMS são necessárias para hoteleiros que buscam mais rentabilidade em seus empreendimentos. Ainda que complementares, os sistemas oferecem ferramentas muito diferentes.


PMS (Property Management Systems) são sistemas de gestão hoteleira que automatizam rotinas hoteleiras, da operação ao gerenciamento do hotel, resort ou pousada. De maneira geral, com tais soluções você fará:

  • Gerenciamento dos apartamentos com mapa de reservas prático e intuitivo
  • Cadastro de hóspedes facilitado por busca por CPF ou CNPJ
  • Mapa de Salas para eventos e temperatura da negociação, com gestão de orçamentos e ordem de serviços.
  • Gestão à vista e prática com gráficos e dashboards com indicadores de análise do negócio para tomada de decisões mais estratégicas
  • Emissão de relatórios assertivos com informações operacionais e gerenciais em tela, PDF ou Excel, com facilidade na aplicação de filtros de análise.
  • Integração direta com o bankline e integração com concessionárias de energia elétrica e água, entre outros recursos.
  • Governança mobile, que reúne recursos como checklist de atividades para camareiras, gestão de produtividade e controle de discrepâncias e consumos do frigobar.
  • Comanda eletrônica para agilidade na geração, entrega e pagamento de PDVs (bares e restaurantes do hotel), com emissão de ordem direta no local de preparo

Esses são exemplos, entre muitos outros recursos que vão te ajudar a ter mais economia, produtividade e rentabilidade no seu hotel, presentes no HITS.


 RMS, por sua vez, dedica-se a demandas financeiras e comerciais do hotel, garantindo mais competitividade no mercado de forma estratégica, além de aproveitar as melhores condições de tarifas para seu hotel ter mais rentabilidade. 


A integração entre as soluções PMS e RMS é essencial, pois o software de gestão hoteleira reúne dados históricos de taxa de ocupação, demanda, canal de origem do hóspede, motivo de hospedagem, entre tantos outras informações que alimentam análises de Revenue Management. Em contrapartida, a comunicação entre RMS, PMS e Chanel Manager também se faz necessária para que a aplicação das tarifas dinâmicas aconteça de forma automática, com eficiência e agilidade.


Para conferir como funciona a flutuação tarifária na prática no HITS, leia este artigo na nossa Central de Ajuda.



Soluções de RMS integrados ao HITS


Tão importante quanto oferecer os recursos que você busca em um RMS, o fornecedor ideal precisa garantir a integração com seu software de gestão para hotéis. Dessa forma, a flutuação tarifária poderá ser aplicada com mais rapidez e seu hotel obter a competitividade de mercado que você busca. Conheça as soluções de RMS que são integradas ao HITS, o sistema de gestão para hotéis 100% cloud líder em médios e grandes empreendimentos:

Imagem 1 - 2

HSystem | Uma plataforma completa para que o seu hotel possa colocar a gestão de receitas no piloto automático.

Conheça a solução

👉 WhatsApp

👉 LinkedIn

👉 Instagram

Imagem 1 - 4

SistemaIO | Dezenas de hotéis, resorts e redes por todo o país já ampliaram sua visão estratégica através dos benefícios da plataforma e estão conquistando resultados crescentes e consistentes.

Conheça a solução.

👉 WhatsApp

👉 LinkedIn

👉 Instagram

Imagem 1 - 6

Climber | Ferramenta intuitiva e moderna que possibilita um aumento de receita em apenas 3 passos: Cultura de RM Sofisticada, Decisões Baseadas em Dados e Distribuição de Preço Dinâmica.

Conheça a solução.

👉 LinkedIn

👉 Instagram

Imagem 1 - 8

Bebook | Sistema inteligente e prático, que entrega para você a gestão estratégica de tarifas para seu empreendimento hoteleiro.

Conheça a solução.

👉 LinkedIn

👉 Instagram

Imagem 1 - 10

Bee Price | Use a tecnologia à favor da sua rentabilidade e obtenha uma ferramenta simples de usar que fará toda a diferença para o seu Hotel.

Conheça a solução.

👉 LinkedIn

👉 Instagram




Para conhecer mais sobre soluções de gestão hoteleira, fale com nossos especialistas em tecnologia para hotéis.


Veja também
ATIVE O MODO STONE NO SEU HOTEL: CONHEÇA A INTEGRAÇÃO COM O HITS PMS
IntegraçõesCase de Sucesso

ATIVE O MODO STONE NO SEU HOTEL: CONHEÇA A INTEGRAÇÃO COM O HITS PMS

A solução integrada HITS PMS com a Stone é a mais completa em meios de pagamentos para hotéis. Agilidade, produtividade, segurança, experiência e vendas melhores são benefícios dessa união que conta com condições inéditas para seu negócio. Confira.
Ler mais
29 de Fevereiro de 2024 • Leitura: 1 min
CASE DE SUCESSO: REDE TRI HOTÉIS CHEGA A 25 HOTÉIS E ESCOLHE O PMS HITS COMO SEU FORNECEDOR OFICIAL
Case de SucessoAPP SistemasHITS

CASE DE SUCESSO: REDE TRI HOTÉIS CHEGA A 25 HOTÉIS E ESCOLHE O PMS HITS COMO SEU FORNECEDOR OFICIAL

A rede Tri Hotéis tem planos de chegar a 60 empreendimentos em até 5 anos e para isso adquiriu o HITS, o PMS 100% cloud, como seu software de gestão oficial. Confira a entrevista com Bianca Sgarioni.
Ler mais
17 de Janeiro de 2024 • Leitura: 3 min
OS DESAFIOS DA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA HOTELARIA E COMO A TECNOLOGIA PODE RESOLVÊ-LOS

OS DESAFIOS DA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA HOTELARIA E COMO A TECNOLOGIA PODE RESOLVÊ-LOS

Este artigo trata dos desafios de turnover e capacitação de equipes na hotelaria e como a APP Ensina, plataforma de ensino à distância de clientes do PMS HITS, os resolve.
Ler mais
14 de Dezembro de 2023 • Leitura: 2 min
Newsletter

Receba nossas novidades

diretamente no seu e-mail.

Deixe seu contato. Retornaremos em breve. 👇