6 dicas para você se preparar para a retomada da hotelaria - APP Sistemas

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6 dicas para você se preparar para a retomada da hotelaria

Confira o artigo publicado pelo nosso CEO, Cláudio Azevedo, no LinkedIn. Nele, você irá encontrar 6 pontos extremamente importantes que os hotéis devem se atentar para a retomada do segmento da hospitalidade. Leia na íntegra:

 

No momento da retomada, quem estiver melhor preparado tecnologicamente sai na frente. E é sobre isso que vou falar neste artigo.

Decidi abordar aspectos relevantes que não estão sendo muito discutidos no "toró de lives sobre hotelaria" que estão acontecendo. Os principais temas abordados são referentes à ocupação, guerra tarifária, demanda, custos com higiene e limpeza, tecnologia, aglomerações, eventos e por aí vai.

A tecnologia está entre os principais temas das lives, mas quero destacar aqui alguns pontos. Para isso, vou usar o exemplo de uma maratona.

Quando é dada a largada, muitos saem em disparada, outros seguram para não se cansarem. Mas quem conhecer melhor o caminho, com uma boa estratégia, o melhor tênis de corrida e a melhor preparação física terá muito mais chances de uma boa performance, mesmo em condições adversas.

Na maratona da hotelaria, a tecnologia é que vai fornecer toda esta preparação e ferramentas para maximizar a performance do seu hotel. Por isso, destaco 6 pontos muito importantes para que os hotéis estejam preparados para esta corrida estratégica, em um momento de escassez financeira e recursos reduzidos.

 

1) Treinamento

Tenho ouvido falar sobre muitos hotéis fechados ou com ocupação ínfima. Não é bom falar nisso, mas sabemos que ocorreram demissões em massa (50%, 80% ou até “100%” para os que não pretendem reabrir em 2020). Apesar de ser lamentável, não cabe a mim discutir o mérito disso. Na grande maioria dos destinos, em teoria, a tendência é que o ex-colaborador escolha trabalhar para um concorrente, já que, na hora do aperto, foi necessário que você o demitisse. Minha preocupação é: como treinar esse batalhão de profissionais que serão recontratados por todos os hotéis ao mesmo tempo?  

Aqui, os treinamentos estruturados à distância (EaD) são essenciais em todos os aspectos, principalmente em soluções de tecnologia. Por isso, é importante ter uma solução que possa ser instalada de forma remota e com o apoio de treinamentos online. Também precisa ser de fácil operação e guiar o usuário nas rotinas e utilização dessas funcionalidades.

 

2) Eliminar custos desnecessários e procure alternativas

Você pode estar gastando mais com seu servidor do que com todas as soluções que você tem instalado nele. Energia elétrica, manutenção, upgrade, backup, vírus. É muito custo agregado. Portanto, busque soluções em nuvem. E venda, doe, transforme em um terminal, em uma estante, em um vaso ou mesmo fogueira de São João - mas elimine de uma vez por todas o seu servidor.

Analise também outras situações de gastos com energia elétrica, água, gás, canais a cabo e outros que podem ser trocados por investimentos em equipamentos ou novas soluções de tecnologia. Use uma solução de B.I. (Business Intelligence) que vai ajudar na tomada de decisões estratégicas por meio de gráficos e números. E crie indicadores para melhoria contínua, acompanhamento e tomada de decisão rápida! Agora, estou lendo o seu pensamento: Isso é muito caro! Falaremos disso no final.

Muito importante também são os acordos com os meios de pagamento e bancos. O aluguel da maquininha de cartão, tarifas de cartão de crédito, bancárias, ou seja, revisar despesas de forma cirúrgica.

Outro "ralo" de despesas é não ter um controle apurado de manutenção para instalações e equipamentos. Invista em uma boa Internet, com gestão de infraestrutura, balanceamento de banda para evitar necessidade de contratar links maiores e com identificação do hóspede de acordo com o marco civil. Problemas no wi-fi = hóspede muito insatisfeito.

 

3) Agilidade e Produtividade

A tecnologia bem utilizada é o meio. Veja o exemplo de rotina de dois colaboradores do administrativo:

A rotina do Auxiliar Administrativo é:

  • 2h conferindo os cartões de crédito.
  • 1h cuidando da cobrança no Bankline.
  • 1h de conferência do extrato do banco.
  • 1h digitando notas de compras.
  • 1h inserindo contas a pagar no Bankline.
  • 1h preparando documentos para a contabilidade.
  • 1h desfocado, pois trata-se de uma pessoa comunicativa, prestativa e disposta a ajudar.

Todo este trabalho pode ser automatizado e ao invés do Coordenador Administrativo conferir o trabalho do assistente, confere o que foi automatizado. Aproveite o potencial do Assistente Administrativo para trazer mais receita:

  • Monitorar os atendimentos do no site.
  • Responder avaliações nas redes sociais e cuidar do ranqueamento.
  • Fazer contatos com empresas para acordos de hospedagem.
  • Oferecer as salas de eventos para empresas.
  • Fazer um curso de marketing e use ferramentas que facilitam este trabalho.

 

Uma atuação muito mais produtiva e mais rentável.

 

O controle da governança se tornou ainda mais importante. As camareiras terão mais trabalho e será necessário precisão em tarefas detalhadas de higiene e limpeza. Automatize este processo com smartphones ou tablets e controle a produtividade do time.

 

4) Automatizar as interações dos hóspedes

Será necessário pensar em soluções que contemplem o mínimo de contato entre as pessoas, como soluções com pré check-in, evitando as filas na recepção, além de oferecer a possibilidade do hóspede fazer o pedido pelo celular no quarto, mesa do restaurante ou na cadeira da piscina apenas por meio do QRcode com processo todo automatizado, sem comanda manual. O cumim entrega e o mínimo de garçons para estimular os consumos.

E por que o hóspede não pode pré-autorizar o pagamento da sua conta no cartão de crédito? Se o hóspede não confia no hotel, por que se hospedou lá? Talvez faça sentido que o check-out não seja necessário, evitando o contato.

 

5) Cuide para vender mais e melhor

Não adianta uma linda fachada em seu hotel e uma recepção maravilhosa se o seu site não acompanhar o mesmo padrão. Precisa ser responsivo (de fácil navegação em smartphones) e direcionado para converter mais vendas. Uma ferramenta de chat com respostas automáticas é primordial para converter vendas e fazer o trabalho de muitos atendentes, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Importantíssimo: um motor de reserva para conversões diretas com recursos de recuperação de carrinho, cupom de desconto, venda de serviços extras, pacotes e promoções. O maior número possível de Canais Externos e OTAs. E isto só é possível se estiverem integrados pelo channel manager 2-ways (disponibilidade e reservas). Também é importante trabalhar o marketing, algum programa de fidelização e ter boa gestão de tarifas com monitoramento da concorrência.

 

6) Soluções especialistas e integradas

Você contrata um plano de saúde e exige ser atendido por um só médico seja especialista em tudo ou é melhor ser atendido por especialistas de cada área? Da mesma forma, para contratar soluções de tecnologia para seu hotel, é necessário que sejam todas do mesmo fornecedor ou seria melhor soluções especialistas?

Acreditamos que retrabalho deve ser eliminado, portanto, tudo deve estar tudo integrado ao PMS.

 

E o custo para implantar estas tecnologias?

A tecnologia não pode ser encarada como custo se traz benefícios em maior quantidade do que você paga por ela. Explore os recursos e faça a conta de quanto vai economizar e de quanto poderá trazer de rentabilidade.

O movimento #Hotelaria&Tecnologia foi criado para viabilizar o acesso a toda essa tecnologia neste momento de dificuldade, principalmente para o setor de hospedagem que foi tão afetado. É a união de várias soluções especialistas e fantásticas que contemplam todos os pontos citados acima e muito mais, em condições muito especiaisSaiba mais sobre o movimento clicando aqui!

 

Vamos juntos impulsionar a hospitalidade e ainda sair "dessa" mais fortes?

 

Cláudio Azevedo

CEO da APP Sistemas

A equipe da APP Sistemas é atenciosa e temos um bom relacionamento com a empresa. O maior impacto que percebemos é a agilidade nos lançamentos de PDV, que mesmo com instabilidades de conexão com a internet, o sistema nos ajuda muito.

Carolina Maria Amora Hotel

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