Software de gestão hoteleira | APP Sistemas
Software de gestão hoteleira | APP Sistemas
Início |Blog

AUTOMAÇÃO DO BACK OFFICE: 5 VANTAGENS PARA O SUCESSO DOS HOTÉIS

15 de Abril de 2023
|
Operação

A transformação digital está revolucionando o setor hoteleiro, impactando desde a experiência do cliente até a rentabilidade dos negócios. Com a automação de processos internos com uma única fonte de dados, é possível obter insights mais profundos sobre as finanças e as operações, permitindo a moldagem da estratégia diária dos hotéis e impulsionando o crescimento dos resultados.


Muitos hotéis ainda utilizam planilhas de Excel como método de organização, o que pode gerar múltiplas fontes de informação e dificultar a análise de dados e tomadas de decisão. Além disso, o uso de planilhas para gerenciamento de todo o back office de uma empresa não é escalável e está propensa a erros humanos, que podem virar uma bola de neve e um problemão no fechamento do mês.


Neste artigo, exploraremos como a automação administrativa pode ajudar os hotéis a superar esses desafios e ter um back office, mais produtivo, unificado e sem discrepâncias no final do mês!



O que é Back Office?


Trata-se da equipe ou área responsável pelos processos internos fundamentais para o funcionamento de uma organização. Apesar de não estar diretamente ligado à geração de receita, o back office oferece o suporte necessário para que as equipes de front office, ou seja, das áreas que se relacionam diretamente com o público, sejam bem-sucedidas.


Entre as áreas que fazem parte do back office estão: a contabilidade, financeiro, compras, inventário, jurídico e logística, entre outras. São setores que desempenham um papel crucial para o sucesso empresarial, tanto interna quanto externamente. Afinal, sem uma base sólida e eficiente, é difícil manter uma operação bem-sucedida.



5 vantagens da automatização de Back office



A consolidação financeira nível subsidiária e corporativa


A consolidação financeira é uma exigência requerida por lei. Bons softwares de automatização de back office possibilita a coleta e a análise de dados para o setor de contabilidade e administrativo, de forma fácil e integrada para que a saúde financeira da empresa como um todo possa ser analisada nos mínimos detalhes.


A qualidade dos dashboards e relatórios emitidos também permitem que a visualização dos fluxos patrimoniais e de entrada e saída sejam de fácil entendimento por todos.


Além de ser possível a integração com a solução Contábil e Fiscal do escritório de contabilidade que presta serviço ao hotel, pousada ou rede hoteleira. O PMS HITS permite esta integração!



Velocidade no fechamento financeiro e contábil


Durante muito tempo, o processo de fechamento financeiro foi visto como uma tarefa tediosa e propensa a erros, realizada sob intensa pressão de tempo. No entanto, decisões cruciais de negócios dependem de demonstrações financeiras e relatórios precisos e confiáveis.


Atualmente, empresas em crescimento enfrentam uma concorrência acirrada e precisam se adaptar rapidamente aos modelos de negócios em constante mudança. Um processo eficiente de fechamento financeiro traz confiança e agilidade ao planejamento e à tomada de decisões, além de auxiliar os gestores, investidores e acionistas a entenderem o que é melhor para o empreendimento.



Rotinas bem definidas, com forma de trabalhar e controle financeiro unificados


Ainda existem hotéis que utilizam diferentes sistemas para contabilidade e gestão financeira, além de planilhas. No entanto, essa falta de integração pode gerar dificuldades na gestão dos dados, com a necessidade de entrada manual e possibilidade de erros. Isso acaba prejudicando a consolidação de relatórios e o cumprimento dos requisitos fiscais em diversas localidades.


Com a integração dos sistemas, é possível ter mais agilidade na tomada de decisões e maior visibilidade e controle do negócio. Além disso, a área financeira passa a um novo patamar de gerenciamento das finanças, o que apoia o crescimento sem ser um gargalo.



Poder aplicar os mesmos processos de gestão de compras em diferentes hotéis da mesma rede e ter visibilidade de seus estoques em tempo real


A gestão eficiente do estoque e das compras é fundamental para o sucesso de qualquer hotel, especialmente em redes com múltiplas unidades. O back office desempenha um papel crucial nesses processos, garantindo que o controle de estoque seja preciso e que as compras sejam feitas de forma eficiente.


Ter visibilidade em tempo real do estoque permite prever e evitar faltas ou excessos de produtos, o que pode afetar negativamente a experiência do hóspede. Além disso, a aplicação dos mesmos processos de gestão de compras em diferentes hotéis da mesma rede pode gerar economias significativas em escala.


Com a automação do back office, e a ajuda de um sistema PMS, é possível reduzir erros e otimizar o tempo de produção dos colaboradores.



Ter a gestão e a operação hoteleira que possibilita o seu crescimento


Automatizar o back office e integrá-lo com um sistema de gerenciamento de propriedades (PMS) é fundamental para os hotéis que desejam expandir seus negócios. Essa abordagem permite que os hoteleiros obtenham uma compreensão mais profunda de seus riscos financeiros e do potencial de crescimento.


Através dessas percepções, a liderança do hotel pode traçar um plano para expansão futura, especialmente se contar com um PMS que ofereça gestão de múltiplas propriedades. Com um sistema eficiente, o hotel pode monitorar facilmente o desempenho de diferentes propriedades, gerenciando e controlando as reservas, receitas e custos em um só lugar. Isso garante que a expansão seja planejada com base em dados concretos, tornando-a mais estratégica e bem-sucedida.



Apoio para ir seu hotel ir além


Com o HITS, você poderá gerenciar todas as áreas do seu hotel de forma integrada, otimizando processos e aumentando a produtividade da sua equipe. Além disso, o HITS também oferece recursos e integrações para automatizar o seu back office, eliminando erros humanos na operação e preparando o seu hotel para o futuro e crescimento do seu hotel. 


Confira alguns desses recursos:


  • Contas a Receber e a Pagar: integração direta com o bankline e importação de contas de energia elétrica e água, entre outros recursos.
  • Controle Bancário e Conciliação de cartões de débito e crédito: conciliação de contas correntes pelo arquivo do banco e auditoria com todas as adquirentes.
  • Fiscal e Contábil: integração com solução do escritório Contábil, SPED Fiscal, emissão de NFs-e, NF-e e NFC-e.
  • Compras e estoque com multidepósitos: etapas de aprovação de compras por alçadas e importação automática das notas.
  • Apuração de resultados: DRE, fluxo de caixa com relatórios customizáveis e gráficos que auxiliam na visualização da rentabilidade do hotel.


O HITS é seguro e pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de dispositivos móveis. E para tornar ainda mais fácil a decisão de adotar o HITS no seu hotel, oferecemos uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.


Entre em contato conosco e agende uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades e benefícios que o HITS pode trazer para o seu negócio.




Veja também
HITS BI: ESSA É A MELHOR MANEIRA DE ANALISAR OS INDICADORES DO SEU HOTEL
HITSIntegraçõesCase de Sucesso

HITS BI: ESSA É A MELHOR MANEIRA DE ANALISAR OS INDICADORES DO SEU HOTEL

Business Intelligence para Hotelaria para você dizer adeus ao excel! Analise de forma visual o desempenho do seu hotel e tome decisões estratégicas para o seu negócio, baseadas em dados.
Ler mais
18 de Abril de 2024 • Leitura: 2 min
AGILIDADE NO ATENDIMENTO, FACILIDADE NO CONTROLE INTENO E AUMENTO DAS VENDAS: CONHEÇA O HITS PDV
HITSOperaçãoCase de Sucesso

AGILIDADE NO ATENDIMENTO, FACILIDADE NO CONTROLE INTENO E AUMENTO DAS VENDAS: CONHEÇA O HITS PDV

A automação de bares e restaurantes de hotéis traz resultados incríveis com o HITS PDV. Agilidade e produtividade na operação e controle na gestão, sem contar na melhora de experiência pro hóspede. Saiba como.
Ler mais
25 de Março de 2024 • Leitura: 2 min
ATIVE O MODO STONE NO SEU HOTEL: CONHEÇA A INTEGRAÇÃO COM O HITS PMS
IntegraçõesCase de Sucesso

ATIVE O MODO STONE NO SEU HOTEL: CONHEÇA A INTEGRAÇÃO COM O HITS PMS

A solução integrada HITS PMS com a Stone é a mais completa em meios de pagamentos para hotéis. Agilidade, produtividade, segurança, experiência e vendas melhores são benefícios dessa união que conta com condições inéditas para seu negócio. Confira.
Ler mais
29 de Fevereiro de 2024 • Leitura: 2 min
Newsletter

Receba nossas novidades

diretamente no seu e-mail.

Deixe seu contato. Retornaremos em breve. 👇