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Benefícios ao integrar os sistemas hoteleiros

Com os avanços tecnológicos e também a necessidade de se adaptar às novas demandas do mercado hoteleiro, que estão cada dia mais pautadas em agilidade, custos reduzidos, qualidade e boas experiências, é cada vez mais necessário a integração entre os sistemas hoteleiros, otimizando processos e atividades cotidianas do seu estabelecimento.

Neste artigo vamos nos aprofundar um pouco sobre os benefícios da integração entre o motor de reservas, gestor de canais, PMS hoteleiro e site hoteleiro, deixando você a par de todas as vantagens. Vem com a gente!

A integração dos sistemas hoteleiros é a comunicação de todas as ferramentas que envolvem a operação de um hotel, podendo abranger desde o front comercial, motor de reservas e gestor de canais, até a organização interna e gestão das reservas no seu meio de hospedagem, o resultado disso é a automatização de processos habituais gerando economia de tempo e uma maior lucratividade.

Todo esse processo é feito de maneira automática através de uma integração API entre os softwares que você utiliza em seu estabelecimento. Essa transmissão de informações permite o compartilhamento de alterações, cancelamentos e novas reservas, pagamentos e diversos outros arquivos que estarão atualizados entre os sistemas, evitando assim diversos problemas, como overbookings, desencontro de informações, retrabalho, descontrole das ações tomadas pelos colaboradores, entre outros.

Esse tipo de integração também possibilita que os hotéis aumentem a sua taxa de ocupação, pois terão a possibilidade de vender mais reservas. A partir da integração de disponibilidade, todos os apartamentos disponíveis estarão visíveis em diversos canais de vendas do channel manager, no motor de reservas e também no PMS hoteleiro, permitindo que múltiplos canais possam comercializar as mesmas Unidades de Hospedagem (UHs).

Outro tipo de integração muito importante dos sistemas hoteleiros acontece entre o motor de reservas, o site hoteleiro e o chatbot, plataforma responsável por automatizar a gestão de atendimento online no site do seu hotel. Através dela, hóspedes que estão iniciando uma conversa no chat podem ter acesso a promoções, pacotes e tarifas que serão comercializados pelo chatbot. Essas informações são transmitidas pelo motor de reservas e são de extrema importância, pois torna o chat de atendimento um canal de vendas poderoso para o seu meio de hospedagem.

Já a integração entre o site do hotel e o motor de reservas permite não apenas uma consulta de tarifas, mas também pode ampliar a divulgação de pacotes e promoções, com a criação de páginas personalizadas e destaques na home, com links que levarão o cliente direto para o período desejado. Aumentando, dessa forma, a taxa de conversão direta, que é tão desejada pelos donos de hotéis e pousadas.

Para facilitar a compreensão da importância e a necessidade de se trabalhar com sistemas integrados, fizemos um resumo de como a comunicação dos softwares beneficia o seu hotel ou pousada:
 

  • Melhora a gestão do seu meio de hospedagem

A centralização automática de informações no mesmo software gera um ganho de produtividade para a equipe hoteleira que não vai mais precisar de transferir manualmente informações entre os sistemas, gerando mais tempo livre para utilizar em outras atividades.

 

  • Reduz perdas e riscos para o hotel

Processos manuais de atualização das informações podem gerar consequências como erros de lançamentos de reservas, atualização de tarifas com valores errados, desorganização no acesso a informações importantes sobre um hóspede ou até mesmo uma maior possibilidade de overbookings.
 

  • Aumenta o lucro e a produtividade

Ao reduzir o tempo de realização das tarefas manuais cotidianas, os colaboradores podem focar em outras questões de importância, como, por exemplo, o impulsionamento das vendas, idealização e desenvolvimento de novos métodos de trabalho mais eficientes, além de diminuir as demandas retroativas que costumam não receber a atenção devida. Tudo isso acaba se convertendo em números cada vez melhores.
 

  • Oferece segurança das informações

Sabemos da importância em manter os dados de reservas e hóspedes seguros e para isso os processos de pagamentos das hospedagens antes e após o check-in já podem ser realizados de maneira automática, gerando economia de tempo para a sua equipe e segurança para o hóspede que não terá o seu cartão de crédito sendo visualizado por nenhum colaborador do hotel.

 

Como realizar a integração de sistemas hoteleiros

Para implantar uma solução totalmente interligada, você precisa de um PMS (Property Management System), que esteja integrado com os demais softwares que você utiliza em seu estabelecimento, como o HITS, que integra com soluções de motor de reservas, gestor de canais, web check-in, WiFi-Marketing e diversas outras.

O processo de conexão dos sistemas é bem simples, basta entrar em contato com seus provedores de channel manager ou PMS e solicitar a integração, eles irão informá-lo à cerca dos sistemas compatíveis e indicar o que melhor se encaixa no perfil do seu meio de hospedagem.

Agora que falamos dos diversos benefícios e te orientamos de como realizar a integração entre os sistemas hoteleiros, vamos detalhar a importância do gestor de canais e suas diversas integrações.

O gestor de canais, por sua vez, é o responsável por transmitir as informações de disponibilidade dos quartos, restrições de venda, preços e até promoções para o site próprio do seu empreendimento hoteleiro e para os diversos canais de venda externos como as OTA’s (Booking.com, Decolar, Expedia, Airbnb e outras), operadoras e os metabuscadores

Além de enviar estes dados aos canais de reservas, o gestor de canais também é responsável por enviar todas essas reservas recebidas ao PMS, abastecendo o software de gestão hoteleiro que irá fazer o controle da disponibilidade e devolver para sistemas integrados um allotment atualizado para vendas, evitando assim possíveis overbookings e concluindo, dessa forma, o ciclo de integralidade dos sistemas.

Então, hoteleiro, aproveite as dicas e comece agora mesmo a integrar os seus sistemas e colher os diversos benefícios que falamos até aqui.

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Por Marketing da Foco Multimídia

A equipe da APP Sistemas é atenciosa e temos um bom relacionamento com a empresa. O maior impacto que percebemos é a agilidade nos lançamentos de PDV, que mesmo com instabilidades de conexão com a internet, o sistema nos ajuda muito.

Carolina Maria Amora Hotel

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