Software de gestão hoteleira | APP Sistemas
Software de gestão hoteleira | APP Sistemas
Início |Blog

VOCÊ CONHECE OS PRINCIPAIS SETORES DE UM HOTEL E QUAIS SÃO SUAS FUNÇÕES?

01 de Novembro de 2022
|
Gestão

Das grandes redes aos resorts, o hoteleiro sempre quer receber bem seus hóspedes. Para isso, é necessário ter uma equipe bem preparada, com funções definidas para que o trabalho seja sempre eficaz. Como cada área possui diferentes exigências, as funções devem ter algumas características específicas.

Seja qual for o cargo, o profissional de hotelaria deve ser dinâmico, cortês, proativo e comunicativo. Essas características são fundamentais para dar a melhor qualidade ao trabalho e fidelizar o hóspede ao hotel.

Os principais departamentos em um hotel são a gerência, a alimentação e a hospedagem. Veja quais são os profissionais que integram esses quadros e o perfil de cada um deles.

 

Gerência

 

Gerente geral: Administra todos os departamentos e incentiva os outros gerentes a alcançarem as metas traçadas. Deve conhecer profundamente o funcionamento do hotel. Por isso, esse profissional deve ter graduação ou até mesmo pós-graduação em administração ou hotelaria e ser fluente em outro idioma, de preferência o inglês.

Gerente de alimentos e bebidas: Responsável pelo bar e pela cozinha. Deve controlar o estoque dos alimentos para que nada falte e nem seja comprado em excesso. Deve ter conhecimentos em gastronomia.

Gerente de hospedagem: Cuida da recepção, do serviço de governança, da manutenção e da segurança do hotel. Deve conhecer bem de administração e de gestão de pessoas.

 

Departamento de Alimentos e Bebidas

 

Maître: É o anfitrião do restaurante. Deve agendar as reservas dos clientes no restaurante do hotel, coordenar os garçons e conduzir os clientes às suas mesas. O maître deve ter especialização em gastronomia, pois em alguns casos é o responsável por elaborar o menu.

Sommelier: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sommelier pode fazer muito mais do que só harmonizar vinhos. Um bom sommelier deve ter amplos conhecimentos sobre bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como vinhos, destilados, licores, cervejas, chás, cafés, água e outros. Além disso, deve conhecer sobre azeites, queijos e chocolates, por exemplo. Para isso, o sommelier deve conhecer gastronomia e ter um bom nível de inglês para se comunicar com hóspedes estrangeiros.

Garçom: Responsável por servir às mesas. Na falta de um sommelier, deve ajudar o cliente a escolher o prato, quando for solicitado. Por isso, deve ter conhecimentos básicos de gastronomia, conhecer profundamente o menu e ter inglês intermediário.

 

Departamentos de Hospedagem

 

Mordomo: Serviço de luxo, exclusivo para hóspedes de suítes Vips, com o objetivo de tornar a hospedagem uma experiência única e memorável. O mordomo auxilia o hóspede em tudo, desde providenciar reservas em teatros e restaurantes até preparar banhos na banheira de hidromassagem da suíte. Deve ser uma pessoa discreta, que saiba regras de etiqueta.

Governanta executiva: Profissional responsável por coordenar toda a limpeza do hotel. Para isso, deve entender de gerenciamento de pessoal e gerenciamento geral de limpeza.

Supervisora de andar: É considerada a chefe das camareiras e auxiliar direta da governanta executiva. Sua função é coordenar e supervisionar as tarefas das camareiras em seu setor de serviço. Em grandes hotéis, cada supervisora é responsável por um determinado número de unidades de hospedagem. Deve ter noções de gerenciamento de pessoas.

Camareira: Profissional responsável por limpar os quartos, trocar a roupa de cama, conferir o consumo do frigobar e organizar as áreas comuns do hotel. As camareiras devem seguir uma rotina fixa durante a arrumação dos quartos, a rooming list. O software Camareira Eletrônica ajuda nessa tarefa, fazendo com que nenhuma tarefa seja esquecida.

Chefe da recepção: Principal auxiliar do gerente de hospedagem. É responsável por coordenar toda a equipe da recepção, fazendo o gerenciamento das informações que recebe da governanta executiva para a recepção entregar os quartos já limpos para os próximos hóspedes. Noções de gerenciamento de pessoas e administração de empresas é um requisito da função.

Recepcionista: Responsável por realizar o check-in, check-out e as contas dos hóspedes. Não é necessário ter nível superior de ensino, mas níveis intermediários de inglês e de espanhol são essenciais para a função, principalmente em grandes hotéis. Para facilitar o trabalho dos recepcionistas nos momentos de maior movimento e evitar filas, existe o Web Check-in. Por meio dele, os hóspedes com reserva recebem um e-mail automático para realizarem o cadastro dos dados online na hora que lhe convier. Na chegada ao hotel, o recepcionista apenas confere os dados e entrega as chaves do quarto.

Concierge: Normalmente, esse profissional trabalha somente em hotéis de grande porte ou hotéis de luxo. Ele é o responsável por auxiliar os hóspedes com táxis, passeios turísticos, indicação de restaurantes, entre outros. Por isso, deve conhecer muito bem o que a cidade oferece e saber se comunicar em inglês e espanhol.

Mensageiro: Responsável por levar as bagagens aos quartos e checar se tudo está em perfeitas condições para receber o hóspede.


Veja também
HITS BI: ESSA É A MELHOR MANEIRA DE ANALISAR OS INDICADORES DO SEU HOTEL
HITSIntegraçõesCase de Sucesso

HITS BI: ESSA É A MELHOR MANEIRA DE ANALISAR OS INDICADORES DO SEU HOTEL

Business Intelligence para Hotelaria para você dizer adeus ao excel! Analise de forma visual o desempenho do seu hotel e tome decisões estratégicas para o seu negócio, baseadas em dados.
Ler mais
18 de Abril de 2024 • Leitura: 2 min
AGILIDADE NO ATENDIMENTO, FACILIDADE NO CONTROLE INTENO E AUMENTO DAS VENDAS: CONHEÇA O HITS PDV
HITSOperaçãoCase de Sucesso

AGILIDADE NO ATENDIMENTO, FACILIDADE NO CONTROLE INTENO E AUMENTO DAS VENDAS: CONHEÇA O HITS PDV

A automação de bares e restaurantes de hotéis traz resultados incríveis com o HITS PDV. Agilidade e produtividade na operação e controle na gestão, sem contar na melhora de experiência pro hóspede. Saiba como.
Ler mais
25 de Março de 2024 • Leitura: 2 min
ATIVE O MODO STONE NO SEU HOTEL: CONHEÇA A INTEGRAÇÃO COM O HITS PMS
IntegraçõesCase de Sucesso

ATIVE O MODO STONE NO SEU HOTEL: CONHEÇA A INTEGRAÇÃO COM O HITS PMS

A solução integrada HITS PMS com a Stone é a mais completa em meios de pagamentos para hotéis. Agilidade, produtividade, segurança, experiência e vendas melhores são benefícios dessa união que conta com condições inéditas para seu negócio. Confira.
Ler mais
29 de Fevereiro de 2024 • Leitura: 2 min
Newsletter

Receba nossas novidades

diretamente no seu e-mail.

Deixe seu contato. Retornaremos em breve. 👇