Notícia Você conhece os principais setores de um hotel e quais são suas funções?

Você conhece os principais setores de um hotel e quais são suas funções?

Das grandes redes aos resorts, o hoteleiro sempre quer receber bem seus hóspedes. Para isso, é necessário ter uma equipe bem preparada, com funções definidas para que o trabalho seja sempre eficaz. Como cada área possui diferentes exigências, as funções devem ter algumas características específicas.

Seja qual for o cargo, o profissional de hotelaria deve ser dinâmico, cortês, proativo e comunicativo. Essas características são fundamentais para dar a melhor qualidade ao trabalho e fidelizar o hóspede ao hotel.

Os principais departamentos em um hotel são a gerência, a alimentação e a hospedagem. Veja quais são os profissionais que integram esses quadros e o perfil de cada um deles.


Gerência


Gerente geral: Administra todos os departamentos e incentiva os outros gerentes a alcançarem as metas traçadas. Deve conhecer profundamente o funcionamento do hotel. Por isso, esse profissional deve ter graduação ou até mesmo pós-graduação em administração ou hotelaria e ser fluente em outro idioma, de preferência o inglês.

Gerente de alimentos e bebidas: Responsável pelo bar e pela cozinha. Deve controlar o estoque dos alimentos para que nada falte e nem seja comprado em excesso. Deve ter conhecimentos em gastronomia.

Gerente de hospedagem: Cuida da recepção, do serviço de governança, da manutenção e da segurança do hotel. Deve conhecer bem de administração e de gestão de pessoas.


Departamento de Alimentos e Bebidas


Maître: É o anfitrião do restaurante. Deve agendar as reservas dos clientes no restaurante do hotel, coordenar os garçons e conduzir os clientes às suas mesas. O maître deve ter especialização em gastronomia, pois em alguns casos é o responsável por elaborar o menu.

Sommelier: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sommelier pode fazer muito mais do que só harmonizar vinhos. Um bom sommelier deve ter amplos conhecimentos sobre bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como vinhos, destilados, licores, cervejas, chás, cafés, água e outros. Além disso, deve conhecer sobre azeites, queijos e chocolates, por exemplo. Para isso, o sommelier deve conhecer gastronomia e ter um bom nível de inglês para se comunicar com hóspedes estrangeiros.

Garçom: Responsável por servir às mesas. Na falta de um sommelier, deve ajudar o cliente a escolher o prato, quando for solicitado. Por isso, deve ter conhecimentos básicos de gastronomia, conhecer profundamente o menu e ter inglês intermediário.


Departamentos de Hospedagem


Mordomo: Serviço de luxo, exclusivo para hóspedes de suítes Vips, com o objetivo de tornar a hospedagem uma experiência única e memorável. O mordomo auxilia o hóspede em tudo, desde providenciar reservas em teatros e restaurantes até preparar banhos na banheira de hidromassagem da suíte. Deve ser uma pessoa discreta, que saiba regras de etiqueta.

Governanta executiva: Profissional responsável por coordenar toda a limpeza do hotel. Para isso, deve entender de gerenciamento de pessoal e gerenciamento geral de limpeza.

Supervisora de andar: É considerada a chefe das camareiras e auxiliar direta da governanta executiva. Sua função é coordenar e supervisionar as tarefas das camareiras em seu setor de serviço. Em grandes hotéis, cada supervisora é responsável por um determinado número de unidades de hospedagem. Deve ter noções de gerenciamento de pessoas.

Camareira: Profissional responsável por limpar os quartos, trocar a roupa de cama, conferir o consumo do frigobar e organizar as áreas comuns do hotel. As camareiras devem seguir uma rotina fixa durante a arrumação dos quartos, a rooming list. O software Camareira Eletrônica ajuda nessa tarefa, fazendo com que nenhuma tarefa seja esquecida.

Chefe da recepção: Principal auxiliar do gerente de hospedagem. É responsável por coordenar toda a equipe da recepção, fazendo o gerenciamento das informações que recebe da governanta executiva para a recepção entregar os quartos já limpos para os próximos hóspedes. Noções de gerenciamento de pessoas e administração de empresas é um requisito da função.

Recepcionista: Responsável por realizar o check-in, check-out e as contas dos hóspedes. Não é necessário ter nível superior de ensino, mas níveis intermediários de inglês e de espanhol são essenciais para a função, principalmente em grandes hotéis. Para facilitar o trabalho dos recepcionistas nos momentos de maior movimento e evitar filas, existe o Web Check-in. Por meio dele, os hóspedes com reserva recebem um e-mail automático para realizarem o cadastro dos dados online na hora que lhe convier. Na chegada ao hotel, o recepcionista apenas confere os dados e entrega as chaves do quarto.

Concierge: Normalmente, esse profissional trabalha somente em hotéis de grande porte ou hotéis de luxo. Ele é o responsável por auxiliar os hóspedes com táxis, passeios turísticos, indicação de restaurantes, entre outros. Por isso, deve conhecer muito bem o que a cidade oferece e saber se comunicar em inglês e espanhol.

Mensageiro: Responsável por levar as bagagens aos quartos e checar se tudo está em perfeitas condições para receber o hóspede.