Notícia Três dicas para garantir vantagens competitivas dentro de Ceasas

Três dicas para garantir vantagens competitivas dentro de Ceasas

Quem já frequentou as Centrais Estaduais de Abastecimento (CEASAS) sabe que é fácil se perder nos milhares de corredores, estandes e bancas que essas empresas oferecem. Para o pequeno e médio produtor, por um lado, essas centrais oferecem espaço e contato direto com clientes durante todo o tempo de exposição, mas, por outro lado, os corredores aglutinam fornecedores do mesmo produto em um espaço comum, dificultando a fidelização do cliente. A resposta para garantir vantagens competitivas dentro dos Ceasas está na experiência de compra do seu cliente. Muitos produtores já entenderam que, no comércio atual, não basta apenas oferecer um produto de qualidade ou um produto mais barato que o concorrente, é necessário também oferecer uma experiência agradável de consumo, desde o momento no qual o cliente entrou em contato com o vendedor até o momento pós-venda.

Para atingir a fidelização, destacamos três atributos essenciais para que seu negócio possa oferecer uma boa experiência ao consumidor.

1 – Bom planejamento

Quando o cliente chega à sua banca, ele espera organização e dados concretos de estoque e entrega, isto é, quanto custa o produto, quantos quilos do produto estão disponíveis e a data para a entrega do produto. Muitos vendedores acabam manchando a imagem do negócio quando entregam dados imprecisos no momento da venda, demonstrando incerteza nos números de produtos disponíveis ou preços que mudam sem que o consumidor entenda o porquê da variação. É imprescindível que o negociante tenha todos esses dados na palma da mão no momento da venda, além de externar empatia para qualquer problema ou urgência que o cliente possua.

Logo, o sorriso no rosto, aliado ao produto bom e ao preço justo, já é característica fundamental para fidelização do cliente em qualquer setor de vendas. Contudo, a dica fundamental para garantir vantagens competitivas entre os concorrentes é o cuidado também com o processo pós-venda. Não esqueça que cumprir todas as obrigações, acordadas no momento da venda: é importantíssimo para que o cliente confie no seu negócio e retorne sempre que necessitar do seu produto.

2 – Cadastro do cliente

Ainda abordando o período pós-venda, aproveite o momento da efetivação da compra para mostrar interesse pelas necessidades do cliente. Para realizar esse feito, faça um cadastro de todos os seus clientes, com dados pessoais, principais pedidos, datas das compras e sugestões para melhoria do seu negócio. Com essas informações, você poderá entrar em contato com o cliente sempre que receber o produto fresco favorito na sua banca e avisá-lo de promoções, cultivando um bom relacionamento com o consumidor. É possível ainda criar vantagens de preços nos produtos hortifrutigranjeiros para todos os clientes já fidelizados pelo cadastro.

3 – Controle operacional simples, confiável e seguro.

Com todas essas necessidades de dados seguros sobre o cliente e sobre o seu negócio, a forma mais segura para manter tudo atualizado é um bom sistema de controle operacional digital, simples e confiável, além de garantir a integração entre o setor financeiro, bancário e de estoque. Com o APP Ceasa, software de gestão especializado para o atacadistas da Ceasa, os processos de lançamento de pedidos, controle de estoque e gerenciamento de vendas se tornam ágeis e seguros, reduzindo os erros e aumentando a eficiência no atendimento. Além disso, o sistema ainda aceita módulos opcionais que complementam as funcionalidades básicas, isto é, mobilidade total para que o negociante possa criar um cadastro completo de clientes, atualizando e conferindo as informações sempre que precisar.

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