Notícia Entrevista Gabriela Otto – Inovações na hotelaria

Entrevista Gabriela Otto – Inovações na hotelaria

Para celebrar o Dia da Hospitalidade, em 14 de novembro, a APP Sistemas apoiou um evento em São José do Rio Preto (SP) para discutir as inovações no segmento hoteleiro.

Entre as atrações, estava uma palestra da consultora Gabriela Otto, especialista em hotelaria. Neste post, você confere a entrevista que fizemos com ela:

APP Sistemas: Na sua palestra, você enfatizou a relação da tecnologia com a hotelaria.Qual a área da hotelaria que você considera mais prioritária para ser trabalhada nesse aspecto?

Gabriela Otto: Tudo o que proporcionar ao hotel dados assertivos sobre seu cliente será prioridade. Os intermediários da hotelaria estão mais avançados nesse item, e é preciso andar um pouco mais depressa para nos mantermos competitivos em um mundo onde as estratégias estão segmentadas e cada vez mais personalizadas.

APP Sistemas: Você comentou sobre internet das coisas, inteligência artificial, robótica, big data entre outros tópicos. Na prática, o que deve chegar mais rapidamente na hotelaria independente?

Gabriela Otto: Big Data, por meio de ferramentas de BI (Business Intelligence), mas a inteligência artificial também já está presente, com os chatbots. Isso sem falar da automação dos apartamentos por meio da internet das coisas, que vem evoluindo rapidamente. E tudo isso é só o começo.

APP Sistemas: E quais são as dificuldades dos hotéis para implementarem essas inovações?

Gabriela Otto: O sonho de todo empresário é adquirir tecnologia com custo baixo, mas é preciso levar em consideração que o investimento em tecnologia pode baixar custo de distribuição. É preciso fazer contas!

E duas coisas são importantes lembrar na hotelaria:

1) Tecnologia é suporte (meio) e não nosso core business (fim).

2) Tecnologia é investimento e não custo.