Notícia A importância da integração entre soluções

A importância da integração entre soluções

Um mundo totalmente conectado! Web disponível para uma parcela cada vez maior da população mundial. IoT (Internet of things), ou "internet das coisas", disponível em diversos dispositivos. Não podemos nem dizer que isso é uma tendência. É uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas.

A tecnologia não para. Um novo aplicativo ou uma ideia revolucionária podem ser "gestados" em uma grande empresa ou até mesmo em uma garagem de uma pequena cidade perdida no mundo.

Mas não basta o conhecimento dos engenheiros, cada vez maior, e a imaginação para criação de mais e mais coisas. Pense no seu carro e nos carros modernos que andam pelas ruas do país e do mundo.

A quantidade de carros nos pedágios para o litoral de São Paulo em feriados prolongados, por exemplo, é realmente espantosa. Já notaram que pouquíssimos carros apresentam problemas numa amostra tão grande em um mesmo local?

Carros são, via de regra, bastante confiáveis. Cada pessoa com seu modelo e marca preferidos. "A marca A é a que mais gosto", "O modelo X é o mais bonito", e assim vai.

Mas se analisarmos esses carros e suas tecnologias, veremos que compartilham peças, pneus, motores, acessórios, mesmo sendo modelos totalmente diferentes, de fabricantes diversos.

Porque isso acontece? Por que a especialização gera benefícios imprescindíveis em um produto relativamente complexo como um carro. Quem fabrica motor provavelmente não fabricará com a mesma eficiência pneus, bancos, freios etc.

Porque com a tecnologia hoteleira isso seria diferente?

Vamos ao histórico dos fabricantes de PMS (property management system, ou programa para gerenciamento de propriedades), que é o setor em que atuo há alguns anos.

Desde o início, as empresas de tecnologia têm tentado fabricar um PMS para o empreendimento todo. Na prática, isso mostrou sistemas recheados de pontos fortes por um lado, mas com muitos pontos fracos por outro.

É nisso que temos tentado diferenciar a APP Sistemas. Nós acreditamos que para ter o melhor produto é preciso unir forças. Por isso, integramos nosso sistema aos mais diversos fornecedores: back-office, motores de reservas, gestores de canais, PDVs, entre outros.

Isso ocorreu para que se conseguisse o melhor "de todos os mundos": os melhores produtos conversando entre si para obter resultados excepcionais!

Pense nisso ao selecionar seu fornecedor. Fuja de empresas que querem preservar a todo custo "o seu mercado". É a receita para não se ter a melhor solução e, certamente, arcar com um péssimo custo/benefício.

Gerson Pendrinho, CTO da APP Sistemas